Tratamentos

Luz Intensa Pulsada

Tratamentos

A Luz Intensa Pulsada  (LIP)

possibilita o tratamento de várias lesões causadas pelo fotoenvelhecimento, em diversas áreas do corpo, como face, dorso das mãos colo e pescoço. Trata rugas finas, vasos faciais, rosácea, machas solares, dano solar crônico, alterações na textura da pele, olheiras, poiquilodermia (manchas, vasos e envelhecimento do colo e pescoço), depilação e pode ser utilizada até mesmo para remoção de tatuagens.

A Luz Intensa Pulsada (LIP) é gerada por um aparelho específico que produz calor na pele e atinge diferentes alvos: a melanina, que em excesso causa sardas e manchas, os vasos sanguineos no caso os microvasos da face e colo principalmente e o colágeno  para tratamento de flacidez e rugas.

O que permite que a LIP trate diferentes problemas é a amplitude de comprimento de ondas, que atingem diferentes profundidades da pele.

O tratamento está indicado para pessoas com fototipos I (cútis branca muito sensível), II (cútis branca pouco sensível) e III (cútis morena clara). Tonalidades mais escuras corre o risco de complicações, pois a melanina, em maiores quantidades, pode absorver o feixe luminoso.

O tratamento pode gerar dor e desconforto, no entanto, são suportáveis.Caso a sensibilidade do paciente seja grande, é possivel usar medicação anestésica tópica.

O número de sessões varia de um paciente a outro e também de qual condição a ser tratada. O Dermatologista que vai determinar o número de sessões e o tempo de tratamento. O intervalo entre as sessões é de quatro semanas. Os resultados vão aparecendo progressivamente a cada aplicação e variam bastante de pessoa para pessoa.

Tanto o laser quanto a LIP é um procedimento que dever ser realizado por um médico, pois apesar de ser um tratamento seguro e não apresentar riscos pode ocorrer lesões superficiais na pele, formação de bolhas e até pequenas feridas que deveram ser tratadas pelo médico e que não costumam deixar qualquer alteração na pele ou causar prejuízos ao paciente.

O médico fará uma avaliação para determinar se não há nenhuma contraindicação ao procedimento.
O médico deverá ser informado sobre o uso continuo ou recente de medicações tais como Isotretinoina, anti-inflamatórios, anticoagulantes, antibióticos e etc, pois devera analisar cada caso e as medidas a serem tomadas.

Doenças como herpes simples, vitiligo, doenças de coagulação sanguínea, doenças auto-imune (exemplo Lúpus), infecções, amamentação, devem ser relatadas ao médico. Gravidez e pele bronzeada são contraindicações absolutas.

A melhor época do ano para utilizar a luz pulsada é no outono e no inverno, quando as temperaturas são mais baixas e a exposição solar é menor, pois a pele bronzeada é uma contraindicação para o uso do aparelho de LIP devido o risco de queimaduras provocadas pelo aparelho.